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Apenas 50% dos lesados reclamam, afirma Procon no Dia Mundial do Consumidor

O Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta terça-feira, dia 15, é voltado para evidenciar os avanços que a categoria conseguiu ao longo das décadas. No Procon Goiás, a data é vista como um apelo para que os consumidores exerçam plenamente seus direitos. Conforme explica a gerente de atendimento ao consumidor, Rosânia Nunes, mensalmente 12 mil consumidores recorrem ao órgão em busca de soluções para problemas enfrentados com as empresas. “No entanto, pesquisas de comportamento mostram que 50% dos consumidores lesados nunca reclamaram”, lamenta a gerente.

A pesquisa ainda mostrou que o motivo para que muitos se omitam é que consideram pequeno o prejuízo, acreditam que não terão seus problemas solucionados ou porque acham que a sua solução será muito demorada. Porém, 80% dos casos registrados no Procon são solucionados a título imediativo, ou seja, com conciliação rápida, explica Rosânia. “Apenas 20% se transforma em processo administrativo com aplicação de penalidades”, comenta.

Para marcar a data, o Procon Goiás está distribuindo a lista do Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas de 2015, que reúne o ranking das empresas que mais desrespeitaram o Código de Defesa do Consumidor no último ano. Encabeçam o topo do ranking empresas bancárias, de telefonia e que comercializam produtos. No caso dos bancos, as principais reclamações são o tempo de espera na fila para atendimento e a não liberação da cópia do contrato, entre outras reclamações. As empresas de telefonia apresentam resolubilidade de 87% dos casos. “Entre os assuntos mais reclamados contabilizamos 80% de resolubilidade. Nosso índice de satisfação dos consumidores é de 99%”, anuncia Rosânia.

A gerente comenta que a cada ano o consumidor está mais consciente, exigente e reivindicando seus direitos. O Procon Goiás tem focado seu trabalho em orientar sobre a importância do ato de se informar sobre os direitos. “Assim os fornecedores terão a consciência desse desgaste para adequar suas condutas e direcionar os órgãos de defesa do consumidor na atuação de mediar os conflitos entre consumidores e empresas”, explicou.

Trabalho educativo
O Procon Goiás tem realizado reuniões com as empresas que figuram entre as mais reclamadas, apresentando as dificuldades encontradas pelos consumidores. “Monitoramos as empresas para melhoria dos serviços, principalmente no pós venda. Notamos que elas fazem grande investimento para atrair o consumidor, mas falta empenho no pós venda”, declarou. Com isso, o Procon tem feito trabalho de conscientização dessas empresas. Várias inclusive já disponibilizam contato direto para esse tipo de atendimento.

Consumidores lesados podem contar com o Disque Denúncia para registrar suas ocorrências pelo 151, ou diretamente no site do órgão.

 

Fonte: Procon